NOSSA HISTÓRIA
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz pertence à Arquidiocese de Florianópolis, criada por decreto Episcopal de 25 de novembro de 1950. Sua área é de aproximadamente 1.393.000 metros quadrados. Ao entrarmos em contato com sua paisagem física, podemos observar que sua área é constituída de uma parte plana e outra de morros, sobressaindo o Morro da Cruz.
Este aspecto de sua topografia permite a concretização geral das condições em que vive sua população, tendo em vista o desnível social, cultural e econômico existente entre as famílias residentes em cada uma destas áreas.
Na área plana de sua abrangência residem famílias com um padrão de vida socioeconômico relativamente alto, destacando-se profissionais liberais, proprietários de imóveis, entre outros.
Em contraste, na parte de morros, vamos encontrar um aglomerado populacional com condições mínimas de subsistência de vida familiar, devido à sua carência socioeconômica e cultural, sobressaindo os operários não especializados, como vendedores ambulantes, diaristas, pedreiros, auxiliares de serviços gerais.
No sentido de desenvolver um trabalho social, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz fundou em 1950, a Assistência Social São Luiz, por iniciativa do pároco e alguns paroquianos, visando proporcionar assistência médica e farmacêutica às famílias carentes socioeconomicamente, residentes em âmbito paroquial.
Seus estatutos foram registrados sob Nº 293, no livro A-7 do Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no Diário Oficial de Santa Catarina de 15 de Janeiro de 1952 e de 16 de Setembro de 1957, tendo sido considerado de “Utilidade Pública” pela Lei Estadual nº 761, de 7 de Outubro de 1952.
Dessa maneira, ficou constituída a Assistência Social Luiz, Organização da Sociedade Civil Sem Fins Econômicos, com sede na Rua Rui Barbosa, nº 01 – Agronômica.
A Assistência Social São Luiz, denominação oficial da obra social da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz, funcionou até o ano de 1970, em precárias instalações, o que impossibilitava o alcance de seus objetivos.
Naquele ano, o Arcebispo Metropolitano doou à paróquia um prédio com amplas instalações, para os trabalhos de Ação Social que ali vinham se desenvolvendo.
Este prédio foi denominado pela comunidade de “Centro Social São Luiz” e vinha proporcionando melhores condições de atendimento à comunidade da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz.
Atualmente a Assistência Social São Luiz configura-se como uma organização da sociedade civil que atende crianças, adolescentes, idosos e famílias de comunidades do Morro do Horácio, Morro do Vinte e Cinco, Santa Vitória, Nova Trento e Vila Santa Rosa.
Estas famílias, em sua grande maioria, vivem em situação de vulnerabilidade social e a participação de suas crianças e adolescentes no Projeto Criança Feliz e Projeto Esperança são essenciais para a garantia de um pouco de qualidade de vida e segurança dos mesmos.
NOSSA MISSÃO
MISSÃO
Promoção da vida e formação humana de crianças, adolescentes e famílias, visando o desenvolvimento comunitário, a inclusão social e uma sociedade mais justa e igualitária.
VISÃO
Fortalecer a prática da cooperação, congregando pessoas e organizações para o alcance de objetivos comuns, ampliando a visibilidade dos projetos sociais.
VALORES
Educação, Humanização, Solidariedade, Justiça Social, Direitos Humanos.
Conheça Nossa Equipe
A equipe de trabalho da Assistência Social São Luiz é composta por voluntários e funcionários, de acordo com as especificidades de cada frente de atendimento.