Sobre Nós

NOSSA HISTÓRIA

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz pertence à Arquidiocese de Florianópolis, criada por decreto Episcopal de 25 de novembro de 1950. Sua área é de aproximadamente 1.393.000 metros quadrados. Ao entrarmos em contato com sua paisagem física, podemos observar que sua área é constituída de uma parte plana e outra de morros, sobressaindo o Morro da Cruz.

Este aspecto de sua topografia permite a concretização geral das condições em que vive sua população, tendo em vista o desnível social, cultural e econômico existente entre as famílias residentes em cada uma destas áreas.

Na área plana de sua abrangência residem famílias com um padrão de vida socioeconômico relativamente alto, destacando-se profissionais liberais, proprietários de imóveis, entre outros.

Em contraste, na parte de morros, vamos encontrar um aglomerado populacional com condições mínimas de subsistência de vida familiar, devido à sua carência socioeconômica e cultural, sobressaindo os operários não especializados, como vendedores ambulantes, diaristas, pedreiros, auxiliares de serviços gerais.

No sentido de desenvolver um trabalho social, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz fundou em 1950, a Assistência Social São Luiz, por iniciativa do pároco e alguns paroquianos, visando proporcionar assistência médica e farmacêutica às famílias carentes socioeconomicamente, residentes em âmbito paroquial.

Seus estatutos foram registrados sob Nº 293, no livro A-7 do Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no Diário Oficial de Santa Catarina de 15 de Janeiro de 1952 e de 16 de Setembro de 1957, tendo sido considerado de “Utilidade Pública” pela Lei Estadual nº 761, de 7 de Outubro de 1952.
Dessa maneira, ficou constituída a Assistência Social Luiz, Organização da Sociedade Civil Sem Fins Econômicos, com sede na Rua Rui Barbosa, nº 01 – Agronômica.

A Assistência Social São Luiz, denominação oficial da obra social da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz, funcionou até o ano de 1970, em precárias instalações, o que impossibilitava o alcance de seus objetivos.

Naquele ano, o Arcebispo Metropolitano doou à paróquia um prédio com amplas instalações, para os trabalhos de Ação Social que ali vinham se desenvolvendo.

Este prédio foi denominado pela comunidade de “Centro Social São Luiz” e vinha proporcionando melhores condições de atendimento à comunidade da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz.

Atualmente a Assistência Social São Luiz configura-se como uma organização da sociedade civil que atende crianças, adolescentes, idosos e famílias de comunidades do Morro do Horácio, Morro do Vinte e Cinco, Santa Vitória, Nova Trento e Vila Santa Rosa.

Estas famílias, em sua grande maioria, vivem em situação de vulnerabilidade social e a participação de suas crianças e adolescentes no Projeto Criança Feliz e Projeto Esperança são essenciais para a garantia de um pouco de qualidade de vida e segurança dos mesmos.

NOSSA MISSÃO

MISSÃO

Promoção da vida e formação humana de crianças, adolescentes e famílias, visando o desenvolvimento comunitário, a inclusão social e uma sociedade mais justa e igualitária.

VISÃO

Fortalecer a prática da cooperação, congregando pessoas e organizações para o alcance de objetivos comuns, ampliando a visibilidade dos projetos sociais.

VALORES

Educação, Humanização, Solidariedade, Justiça Social, Direitos Humanos.

Conheça Nossa Equipe

A equipe de trabalho da Assistência Social São Luiz é composta por voluntários e funcionários, de acordo com as especificidades de cada frente de atendimento.

Presidência e Vice-Presidência

Vice-Presidente
Diretor Financeiro
Diretora Educacional
Secretária Adjunta
Membro do Conselho Fiscal
Membro do Conselho Fiscal
Membro do Conselho Fiscal
Conselheiro Fiscal Suplente
Conselheiro Fiscal Suplente
Coordenadora
Assist. Admin./Financeiro
Auxiliar Administrativo
Cozinheiro
Auxiliar de Cozinha
Atividades Esportivas
Serviços Gerais
Artes Visuais

Diretores Financeiros

Faça sua doação!

AJUDE MAIS DE 120 CRIANÇAS

Através da permanência das nossas instalações, as crianças estão resguardadas da vulnerabilidade de suas comunidades apresentada através das drogas e da violência. Atuamos diretamente com crianças das comunidades do Morro do Céu, Vila Santa Rosa, Morro do Horácio, Morro São João, Morro Nova Palestina, Morro Nova Trento, Morro do 25 e Santa Vitória.
Posso Ajudar?